Esclarecendo Fé e Obras.

"Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente.
De igual modo, não foi também justificada por obra a meretriz Raabe, quando acolheu os emissários e os fez partir por outro caminho?
Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta." Tiago 2: 24-26

A pode ser pequena, mas, havendo fé é preciso haver obras, uma liga-se a outra.


"Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, e convicção de fatos que se não vêem." Hebreus 11: 1

E a explicação do nascimento da fé está em Romanos 10: 17 que diz: "E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo." Quanto mais se ouve ou lê a palavra de Deus, mais fé se adquiri.

A obra é uma atitude partida da fé, uma atitude de fé.
Raabe era uma meretriz que, somente, escondeu em sua casa 2 homens de Israel que espiavam a terra de Jericó e foi justificada. (Em Romanos 1: 17 explica: "... O justo viverá por fé.") Ela cria que Deus havia dado aquelas terras aos filhos de Israel, pois, havia OUVIDO falar dos feitos de Deus àquele povo, e à partir do momento em que ela ouviu NASCEU A FÉ. E, consequentemente, veio a obra que foi esconder os espias. Com essa atitude, Raabe e todas as pessoas que estavam dentro de sua casa foram poupadas, no momento da posse daquelas terras.

LEMBRE-SE: A obra deve ser vista por Deus, para Deus, que tudo vê e a todos, e não a preocupação de ser vista a homens, a pastores e bispos. Afinal é a Deus que prestaremos contas e por Ele seremos justificados.

Leia sobre Raabe em Josué 2: 1-24

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deus prova os pensamentos.

"Enquanto há vida, há esperança."