"O justo vive pela fé."

Essas duas passagens parecem se contradizerem, mas não se contradizem:


1a.) "[...] Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer." Romanos 3: 10-12


2a.) "[...] visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito:
O justo viverá por fé." Romanos 1: 17


  1. Romanos 3: 10-12 -- Não há um justo sequer dos que estão debaixo do pecado. Todos nascem debaixo da lei de Moisés, do pecado. Por isso não entendem a Deus, não O buscam, não praticam a palavra de Deus, não fazem o bem, nenhum deles. A partir do momento de nos convertemos a Cristo, que O aceitamos como Filho de Deus, como Senhor e Salvador e passamos a viver como Ele viveu entendemos Sua palavra, e ao praticarmos o que está descrito nas Sagradas Escrituras passamos a fazer o bem ao próximo, passamos a ser úteis.
  2. Romanos 1: 17 -- A justiça é revelada no evangelho e a fé é a esperança de que, o que lá descrito, aconteça em nossas vidas. O justo faz o bem ([...] esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens;[...]" Romanos 12: 17). Justiça é praticar a palavra de Deus; são suas obras; é tudo o que você faz para o próximo, exemplo: pregando; dando de comer; ajudando sem interesse; doando algo, e por aí vai. Raabe só escondeu os espias e seu ato foi para justiça e ela teve esperança, fé, de não ser morta. Leia Hebreus 11 e entenda a fé dos primeiros heróis do Antigo Testamento, e observe que a fé deles era ESPERANÇA de conquista, esperança que alcançaria o que Deus prometeu. Hoje, nós cristãos, devemos estar em busca da justiça diariamente. Não podemos viver da fé de terceiros e sim da nossa fé, da esperança de conquistar uma(s) determinada(s) promessa(s).
Clareza:
  • "Não há um justo sequer": todos que ainda não se voltaram para Cristo; que não praticam a palavra de Deus.
  • Justo: todos que fazem o bem ao próximo e em conjunto praticam a palavra de Deus, vivem da fé.
  • Viver pela fé: viver da sua própria fé; tendo esperança de que as promessas se cumprirão em sua vida.
"O que vive pela fé os sinais o acompanha." Washington Pereira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deus prova os pensamentos.

"Enquanto há vida, há esperança."