Como Jejuar.


"E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.

Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto,

Para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente."

Mateus 6:16-18

O jejum é o fortalecimento do espírito, é matar sua vontade e necessidade, matar a carne em prol deste fortalecimento. 
Ao jejuar você mostra para o diabo que você tem domínio sobre si.

O jejum te deixa mais forte diante das dificuldades.
Jejum é algo feito entre você e Deus, e obviamente que o diabo está de olho.
Ungir a cabeça e lavar o rosto é só uma comparação, mas não está errado quem assim faz e nem quem não faz.
O jejum é feito a partir do momento em que a pessoa sente necessidade, quando sente-se fraco espiritualmente, ou em momentos de dificuldades, quando sente estar perdendo uma batalha, pois "[...] Esta casta não pode sair senão por meio de oração [e jejum]." Marcos 9: 29

Existem dois tipos de jejuns:
  1. JEJUM DE CONSAGRAÇÃO: é aquele jejum para consagração espiritual, onde há somente a abstinência de alimentos ou líquidos. Esse jejum, pode ser feito em secreto, como diz a passagem. O jejum de consagração pode ser parcial, aqui está alguns exemplos baseados na bíblia: sem alimentos e só bebendo água; comendo pão e bebendo água; comendo pão, carne e bebendo água.
  2. JEJUM DE SANTIFICAÇÃO: o jejum de santificação tem mais detalhes:
  • santificação significa separado para fim santo, pois está escrito "[...] Sede santos, porque eu sou santo" 1Pedro 1: 16, é um jejum de aproximação a Deus;
  • aos casados: esse jejum é de abstinência total, quando digo total é total mesmo sem carícias e nem sexo;
  • aos casados: esse jejum precisa ser acordado com o cônjuge antes de iniciá-lo, para que um não procure ao outro, no período do jejum, e venha a quebrá-lo; não deve ser um jejum longo pois em 1 Coríntios 7: 5 diz: "Não vos priveis um ao outro, salvo talvez por mútuo consentimento, por algum tempo, para vos dedicardes a oração e, novamente, vos ajuntardes, para que Satanás não vos tente por causa da incontinência." Nada de incontinência, vamos vigiar!
  • ideal é que, no período deste jejum, que a pessoa tranque-se em seu quarto; livre do mundo, de tv, rádio e aparelhos de comunicação; que esteja em espírito total, envolvido com coisas de Deus: lendo a bíblia ou um livro cristão, ou ainda ouvindo louvores.

Lembre-se:

  • Jejum não é dieta, não é para emagrecer, é algo para ser feito com seriedade, é domínio de si, é para benefício espiritual.
  • Deus é Deus e isso nunca vai mudar, eu jejuo porque eu preciso, Deus não precisa do meu jejum, então o benefício é somente meu. Essa é mais uma ferramenta para envolvimento e aproximação a Ele.
  • O jejum é algo para ser feito com sabedoria, preste atenção em cuidado ao seu corpo, ele é templo do Espírito de Deus para ser usado por Deus, não torne esse benefício em malefício.

Postagem com a parceria de Washington Pereira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deus prova os pensamentos.

Dízimos e Ofertas - Primícias