Ser simples e prudente.

Essa semana, por misericórdia, Deus me fez entender melhor o que é ser prudente e estou dividindo com você o que entendi:


"O simples dá crédito a toda palavra, mas o prudente atenta para os seus passos." Provérbios 14: 15

  • SIMPLES: esse não tem malícia; é inofensivo; inocente demais; não tem juízo; acredita em tudo que dizem sem analise prévia; não tem entendimento, não é sábio.
  • PRUDENTE: esse é sábio de coração; procura entender seu caminho; procede com conhecimento, sabe o que está fazendo; é firme na rocha, não se abala em momentos difíceis; aceita repreensões de Deus e analisa profundamente; está sempre atento a tudo e todos a sua volta, está de olho nas ciladas do diabo.
Para chegar a prudencia é preciso ser praticante da palavra de Deus, no livro de Mateus entendemos melhor isso: "Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha[...]" Mateus 7:24

Nós não podemos ser somente um desses exemplos, devemos ser os dois pois teremos equilíbrio. Em Mateus 10: 16 há afirmação: "Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas." Devemos ser sem malícia e atentos a tudo ao mesmo tempo.
Busquemos esse equilíbrio.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deus prova os pensamentos.

Dízimos e Ofertas - Primícias